Ogum e Exu

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas (que são irmãos de acordo com as lendas),

Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o criar de novos caminhos, pela expansão imperialista do reino,

enquanto Exú é o senhor da força (axé) que percorre os caminhos.

Na grande maioria das vezes os (as) Zeladores (as), não dão como Orixá de cabeça o Orixá Exú, geralmente é dada na cabeça dos filhos deste Orixá o Eledá (primeiro santo) de Ogum. Troca quase sempre aceita, já que Exú e Ogum são irmãos

ogum_cavaleiro_da_alvorada.mp3

Ogum é um poderoso Orixá, dono do ferro e do fogo.

Ele é um guerreiro,um lutador que defende a lei e a ordem.

Este Orixá abre os caminhos e vence as lutas, agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos.

Todas as lutas, as conquistas, as vitórias são presididas por Ogum.

Ele é a lei divina em ação, que pune e premia, mas não gosta de ser invocado em vão. É fácil invocar Ogum, mas controlar as suas ações é impossível.

O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra.

Sempre ligado à força e ao poder, ele é o dirigente que não quer ter suas ordens desobedecidas.

Ogum pode ser associado ao arcano IV do Taro:

o Imperador; como esse arcano ele encarna a vontade firme aliada a força de execução, as energias fluindo para uma realização material.

Ele protege seus domínios de forma consciente, seguro do poder que representa. Enfocado como arquétipo, Ogum contém elementos fortes e consistentes que o mantém como uma figura viva e atuante na esfera psíquica do homem.

Os Exus

Muito se fala a respeito dos Exus, mas pouco se entende.

Tendo isto em vista, vamos tentar colocar em palavras mais simples a respeito dos mesmos.

Exus são espíritos que já encarnaram na terra.

Na sua maioria, tiveram em encarnações anteriores cometidos vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.

São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados.

Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, crianças e caboclos, são servidores dos Orixás.

Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas.

Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. de seus consulentes

. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhosCiganos, Baianos, etc), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

LENDA DE OGUM
Ogum vivia em sua aldeia, quando foi requisitado para uma guerra, que não tinha data para acabar. Antes de partir, ele exigiu que seus habitantes dedicassem um dia em sua homenagem, fazendo o sacrifício de jejuar e fazer silêncio absoluto, além de outras oferendas.
Partiu, em sua longa jornada, para os campos de batalha, onde permaneceu sete anos.
No regresso à sua aldeia, caminhou durante muitos dias, sentindo muito cansaço. A fome e a sede também o atormentavam. Na primeira casa que encontrou pediu água e comida, mas ninguém o atendeu, permanecendo calados e de olhos fixos no chão.
Resolveu, então, fazer outra tentativa na próxima casa, mas a cena foi a mesma, o que despertou sua ira. Ele esbravejou com os moradores, exigindo que falassem com ele, mas ninguém o fez.
Não se conformava com tamanha falta de respeito, depois de ter lutado tanto!
Ogun esperava uma recepção calorosa em sua própria aldeia, mas, ao contrário, só encontrou silêncio.
À medida que avançava pelo interior da cidade, a mesma coisa se repetia, casa após casa. Ogun nem imaginava o que estava acontecendo. Perguntava e não recebia resposta.
Sua ira já estava incontrolável, quando chegou ao centro do povoado, onde haviam muitas pessoas. Estranhou o fato de ninguém estar conversando. Perguntou a eles onde estavam suas famílias, mas não obteve resposta. Era uma afronta!
Foi assim que, evocando todos os seus poderes, Ogun dizimou sua própria aldeia.
Caçadores que passavam pela cidade, entre eles seu filho, o reconheceram e tentaram aproximar-se. Vendo que sua cólera era imensa, resolveram evocar Exú para acalmá-lo.
A ira desse orixá finalmente foi aplacada. Seu filho, indignado ao ver tanta destruição, indagou o motivo que levou seu pai a cometer tal atrocidade. Ogun respondeu que aquelas pessoas lhe faltaram com respeito quando não o reconheceram. Precisavam de um castigo.
Foi, então, que seu filho fez-lhe lembrar da exigência que fizera antes de partir para a guerra.
Ogun, tomado pelo remorso, devido à sua crueldade com pessoas que só estavam obedecendo ordens, abriu o chão com sua espada enterrando-se de pé.

Exu Orixá.

é o 1º nascido da existência e, como tal, o símbolo do elemento procriado.

Mensageiro dos orixás , elemento de ligação entre as divindades e os homens, a um tempo mais próximo do mundo terreno e mais perto do elevadíssimo espaço celeste por onde transita Òrúnmìlà, é um orixá, é sempre a primeira divindade a receber as oferendas, justamente para que atue como um aliado e não como um rival que perturbe os procedimentos místicos desenvolvidos durante os rituais.

Coerente com seu lugar mítico privilegiado, é ele que abre esse "corpus mitopoético" . Princípio dinâmico e princípio da existência individualizada, Exú não pode ser isolado ou classificado em nenhuma das categorias.

Ele é como o axé (que ele representa e transporta), participa forçosamente de tudo.

Segundo Ifá cada um tem seu próprio exú e seu próprio Olorún em seu corpo.

O nome de exú é conhecido, invocado e cultuado junto ao orixá. E é Ifá quem revela e permite-nos sabê-lo.

Quem delegou esse poder à exú foi Olorún ao entregar-lhe o àdó-iràn , a cabaça que contém a força que se propaga. Esta cabaça está presente em seus "assentos", é uma cabaça de pescoço grande, e basta exú apontá-la a algo para transmitir seu axé.

O Òkòtó representa o crescimento Agbárá - poder que permite a cada um se mobilizar e desenvolver suas funções e seus destinos.

Por isso recebe o título de Elegbára (senhor do poder).

Oxé-tuwá, representante direto de exú, simboliza um de seus aspectos mais importantes, o de ser encarregado e transportador das oferendas, Òjise-ebo. Exú Elegbára = senhor do poder...Conhecido como Elegbára (ele=dono, senhor ; agbara=poder), contém muitas definições e funções

. É o companheiro de Ogum. Exú Yangi = pedra vermelha de laterita, pedaços de laterita cravados na terra, indicam o lugar de culto à Exú.

Yangi é a representação mais importante de Exú e, é assim invocado: EXÚ YANGI OBÁ BABÁ EXÚ EXÚ YANGI rei, pai de todos os Exú.

Exú Yangi é o Exú ancestre, o Exú Agbá. Exú Àgbá = pai-ancestre (representação coletiva de todos os exús individuais) Exú Obá - rei-de-todos Exú Alakétu = título dado a exú pelos kétu da Bahia - rei do povo Kétu - Exú Elebo = senhor-das-oferendas Exú Ojìse-ebo = encarregado-e-transportador de oferendas Exú Elérú = senhor do erú (carrego) Exú Olòbe = proprietário e senhor da faca Exú Enú-gbárijo = explicitador de mensagens Exú Bara = o rei do corpo (obá + ara) (princípio de vida individual) Exú Odara = aquele que guia (mostra o caminho, vai na frente) Exú por ser resultado da interação de um par, é o portador mítico do sêmen e do útero ancestral e como princípio de vida individualizada ele sintetiza os dois, É por isso que frequentemente, e, é representado pela forma de um par, uma figura masculina e uma feminina, unidos por fileiras de búzios.

Exú está profundamente ligado à atividade sexual.

Representados por um falo (pênis), ou suas representações simbólicas como: os penteados de forma fálica, sua arma, o ogó - bastão em forma de pênis -, sua lança; já as cabacinhas representam seus testículos.

Exú também está representado com objetos à sua boca; dedo, cachimbo e principalmente flauta, que vem representar a atividade sexual, como absorção e expulsão, ingestão e restituição, com a flauta Exú chama seus descendentes.

Portanto símbolo por excelência da fecundidade. Exú jamais toma a forma de procriador.

Exú é cultuado tanto como lésè-égún, como lésè-orixá, e apenas por seu intermédio é possível cultuar os orixás e as Iyá-mi (mãe ancestre).

Não é apenas Òjisé-ebo, mas principalmente Òjisé, o mensageiro, fazendo a comunicação entre tudo que é oposto. Com efeito a relação entre Exú e Ifá, é indiscutível, e Exú está representado em um dos principais emblemas característicos do culto à Ifá , o òpón, onde Exú tem sua representação em forma de rosto, de triângulos e losangos. É no seu papel de princípio dinâmico, de princípio de vida individual e de Òjise ou elemento de comunicação, que Exú Bará está indissoluvelmente ligado à evolução e ao destino de cada indivíduo.

Como tal ele também é senhor dos caminhos Exú Olònà, e ele pode abri-los ou fechá-los.

Exú fica à esquerda dos caminhos.

O elemento procriado, é a prova do poder das Iyá-mi, é o pássaro, o Elèye. Exú foi o primeiro a usar ekódide (pena de uma espécie de papagaio) na cabeça, e foi isto que o tornou decano de todos os orixás.

Alguém que coloca ekódide na cabeça sem necessidade, provoca a cólera de Exú.

Enganosamente ou mal intencionados, os primeiros missionários que chegaram à África, compararam-no ao diabo, por algumas de suas formas, artimanhas e poderes atribuídos

. Ele tem as qualidades dos seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, havendo mesmo pessoas na África que usam orgulhosamente nomes como Èxúbíyìí (concebido por exú), ou Èxùtósìn (Exú merece ser adorado).

Como personagem histórica, Exú teria sido um dos companheiros de Odùduà, quando da sua chegada à Ifé, e chamava-se Exú Obasin.

Tornou-se mais tarde, um dos assistentes de Orúnmilá, que preside a adivinhação pelo sistema de Ifá.

Segundo Epega, Exú, tornou-se rei de Kêto sob o nome de Exú Alákétu.

É Exú que supervisiona as atividades do rei em cada cidade: o de Oyó é chamado Exú Akesan.

Como orixá, diz-se que veio ao mundo com um porrete, chamado, ogó, que teria a propriedade de transportá-lo, a centenas de quilômetros e de atrair, por um poder magnético, objetos situados a distâncias igualmente grandes.


Ogum e Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o criar de novos caminhos, pela expansão imperialista do reino, enquanto Exú é o senhor da força (axé) que percorre os caminhos.

Ogum Xaroquê

centropaijoaodeangola.com/ogum-xaroquê.php

Ogum Xaroquê. QUEM É OGUM XOROQUÊ. Segundo a tradição afro-brasileira, Ogum foi o segundo filho de Yemanjá e Oxalá, devido a isso, ligou-se por uma grande amizade ao irmão mais velho , Exú, que lhe era mais próximo do que os demais irmãos. Aventureiros, os dois andavam sempre juntos. Seus interesses e  ...

Exu Tiriri

centropaijoaodeangola.com/exu-tiriri.php

Pega ele pelo rabo E entrega ao Tiriri Pedra rolou, katatumba gemeu; Pedra rolou, katatumba gemeu E quem vem lá é exu Tiriri Ionã (2x) E quem vem lá é exu Tiriri Ionã (2x) Ele vê lá da encruzilhada Traz consigo seu mistério e uma espada Foi Pai Ogum que mandou (2x) Foi Pai Ogum que mandou (2x) SEU TERNO ...

Oferenda para Exu

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-exu.php

Entregue com a vela acesa, derrame um pouco de cachaça em volta deixando o resto na garrafa acenda o charuto e coloque ao lado com a caixa de fósforos e peça com muita fé tudo que desejar que Exú Tiriri faça. Presentes à orixás. Ao orixá Ogum para abertura de caminhos 07 punhados de feijão preto 07 punhados ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

centropaijoaodeangola.com/oração-a-exu-chama-dinheiro.php

Daí-me fé e esperança para amar, perdoar, fazer a caridade e através dela crer sempre mais em Oxalá NOSSO SALVADOR. alupo senhor Exu, que assim seja, assim será, e assim será ! oração ditada pelo próprio Exu CHAMA DINHEIRO , através da médium cacique Renata da Oxum, em nossa seara ALDEIA DE OGUM ...

exu

centropaijoaodeangola.com/exu.php

Na grande maioria das vezes os (as) Zeladores (as), não dão como Orixá de cabeça o Senhor Exú, geralmente é dada na cabeça dos filhos deste Orixá o Eledá (primeiro santo) de Ogum. Troca quase sempre aceita, já que Exú e Ogum são irmãos. São pessoas intempestivas, de certa forma nervosas, gostam de festas e ...

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

... dlem dlom Deu meia noite o galo já cantou Todos exus que são donos da gira Oi corre gira que Ogum mandou As pomba giras que são donas da gira oi corre gira que Ogum mandou ================= Unhas grandes Braços fortes Seu Tranca Rua vem trazer a boa sorte Unhas grandes Braços fortes Exu do Lodo ...

Características dos filhos de Ogum

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ogum.php

centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú, e recebe ... Oferenda de Ogum. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-ogum.php. Oferenda de Ogum 23 de ...

Exu mangueira

centropaijoaodeangola.com/exu-mangueira.php

Livro de Visitas 2 Altar Virtual de Nossa Senhora Altar de Exu Altar dos Orixas Altar dos Preto velhos Altar de Ogum Altar de Oxum Artigos de Umbanda Quem .. . Jogaram uma carga pesada pra cima de mim. umbandapaijoaodeangola.com. br/jogaram-uma-carga-pesada-pra-cima-de- mim.php ... com ervas, quando uma  ...

Ogum

centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú, e recebe ... Oferenda de Ogum. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-ogum.

Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum.php

Ogum Megê: Serventia de Obaluaê, regula os Exus, trabalha muitas vezes dentro da Calunguinha, veste Preto, Vermelho e Amarelo, usa bandeira e lança como arma,alguns usam espadas, sempre representado montado num cavalo branco. Ogum Rompe-Mato: Ligado a Oxossi, cuida das entradas das matas e florestas, ...

Exu das 7 Encruzilhada

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-das-sete-encruzilhadas.php

ENTREGA Exú é o Senhor das Encruzilhadas, mas o Orixá Ogum é o Senhor de todos os Caminhos. ... Exu 7 encruzilhadas. As oferendas de caboclo. centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-caboclos.php. Oferenda aos caboclos 2 qualquer caboclo Material 1 alguidar 7 frutas doces 7 espigas de ... Sete- Encruzilhadas ...

Oferenda de Ogum

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-ogum.php

N.B. — Esta oferenda poderá ser feita, também, no centro de uma encruzilhada de Exu que, como digo antes, pertence a Ogum. Neste caso, porém, antes de se preparar e entregar a Oferenda, deverá se pedir licença ao Exu dono da encruzilhada. Essa licença poderá ser pedida apenas com palavras proferidas ao tom ...

Ogum vencedor de demanda

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-vencedor-de-demanda.php

Ogum foi o segundo filho de Iemanjá e era muito ligado ao irmão mais velho, Exu. Os dois eram muito aventureiros e brincalhões, estavam sempre fazendo estrepolias juntos. Quando Exu foi expulso de casa pelos pais, Ogum ficou muito zangado e resolveu acompanhar o irmão. Foi atrás dele e por muito tempo os dois ...

Ogum Rompe Mato

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo ... Ogum Rompe Mato. umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php. O Caboclo Rompe Mato, como trabalha na atuação de Oxóssi, Ogum e xangô; .

Ogum em video

centropaijoaodeangola.com/ogum-em-video.php

Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu.

Exu Morcego

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-morcego.php

Características dos Filhos de Ogum Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidos. Compartilham com Exu o gosto ... Firmeza de Preto velho. centropaijoaodeangola.com/firmeza-de-preto-velho.php. Pode também ser pedido pelo o Exú, pequenos punhais de aço. Eles podem ser  ...

Os Filhos de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

Na grande maioria das vezes os (as) Zeladores (as), não dão como Orixá de cabeça o Senhor Exú, geralmente é dada na cabeça dos filhos deste Orixá o Eledá (primeiro santo) de Ogum. Troca quase sempre aceita, já que Exú e Ogum são "irmãos". São pessoas intempestivas, de certa forma nervosas, gostam de festas e ...

Pontos Riscados de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-riscados-exu.php

PONTO RISCADO DE EXU O ponto riscado possui grande significado e valor mágico no culto de Umbanda. É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral. O ponto riscado é um emblema-símbolo. Os símbolos são sinais expressos de forma que dão ...

Lendas de Omulu

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo todos os poderes entre eles, não deixando nada de valor pra Xapanã. Um ficou com o trovão, o outro ...

Descubra seu Orixá.

centropaijoaodeangola.com/descubra-seu-orixá.php

Lendas ... obá versus ogum Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ... Características dos filhos de Omulu. centropaijoaodeangola.com/características- dos-filhos-de-omulu.php. Isso passa a impressão à pessoa amada de que não está feliz ao seu lado, ... Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás ...

Padê para Exu

centropaijoaodeangola.com/padê-de-exu.php

Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos e da aguardente. Entrega Exú é o Senhor das Encruzilhadas, mas o Orixá ogum é o Senhor de todos os Caminhos. No local da entrega, antes de começar, acenda 1 vela vermelha e branca para saldar o Orixá Ogum. Em seguida, acenda 1 vela vermelha e preta para o ...

oração a exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-de-exu.php

Oração ao Exu Tranca Rua das Almas Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando- me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus ...

Características dos Filhos de Orixás

centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas. Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar. São do tipo ...

Sem Exu não se faz nada.

umbandapaijoaodeangola.com.br/sem-exu-não-se-faz-nada.php

SEM EXÚ ORIXÁ, NÃO HÁ CULTO POSSÍVEL AOS DEMAIS ORIXÁS EXÚ NÃO PRECISA DE DEFESA! Nós é que precisamos de seu amparo e de seu axé. Todavia, na história das religiões afro-brasileiras neste país, é inegável que nenhuma outra divindade africana obteve, no imaginário popular claramente ...

Exu Serpente

centropaijoaodeangola.com/exu-serpente.php

Oxumaré, deus do arco-íris, deus-serpente, dança com movimentos ... não tem nada vê oxumaré nem é cultuado na umbanda oxumaré é orixá e não exu. Características dos filhos de Oxumaré. centropaijoaodeangola.com/ características-dos-filhos-de-oxumaré.php. Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, ...

Mensagem de Exu Capa preta

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa-preta.php

MENSAGEM DE EXU CAPA PRETA A escuridão nem sempre é a falta de luz,é um caminho tortuoso,é andar sobre espinhos. Quem foi que ... Quem foi que disse que Exu não respeita a Deus? Quem foi ... Durante a árdua batalha da ansiedade, Ogum te vestirá de forte armadura e lhe empunhara sua espada a teu favor;

Exu tiriri

centropaijoaodeangola.com/conversa-com-um-executor-da-lei.php

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-morcego.php. O Exu Morcego é um senhor da magia, um verdadeiro bruxo que é muito importante nos trabalhos de desobsessão. Todos os Exus que receberam a missão de ... Ogum e Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php. ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da ...

Oferenda de ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de-ogum.php

centropaijoaodeangola.com/oferenda-para-os-preto-velhos.php. Oferendas a Preto Velhos. Toalha ou pano branco; ... Esta oferenda é destinada a abertura de caminhos, para Ogum cortar ajó ... Ingredientes para Comida de ... Ogum e Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php. ORIXÁS EXÚ E OGUM ...

Exu Veludo

centropaijoaodeangola.com/exu-veludo.php

A história de Exu Veludo pode ser melhor contada por cada espírito de sua falange, pois cada um possui uma origem particular, o que os une é a missão atual. ... Linha de Ogum: Exu Tranca Ruas das Almas, Exu tranca Ruas de Embaré, Exu Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Exu Veludo, Exu Sete Encruzilhadas, Exu ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/

... carnes, bebidas , flores, louças e adereços que servem para oferendar aos Orixás, como uma ... Ogum. centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de- demanda.php. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú, e recebe ...

Oferenda a tranca Rua das almas

www.centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-tranca-rua-das-almas.php

Exú Tranca Ruas das 7 Encruzilhadas da Umbanda MATERIAL NECESSÁRIO PARA O TRABALHO DE EXÚ: * Uma travessa de barro. ... Oferenda de Ogum 23 de abril “Dia de São Jorge” é comemorado na umbanda o “Dia de Ogum”, e você pode fazer oferendas gratuitas para ter proteção o ano ... Comidas e oferendas ...

Quem é Ogum

centropaijoaodeangola.com/quem-é-ogum.php

Ogum e Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php. ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo ... Ogum. umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum.php. Ogum é um poderoso Orixá, dono do ferro ...

Pontos Riscados

centropaijoaodeangola.com/pontos-riscados.php

Clique em dowload Ogummmm Para baixar: pontos de Ogum. Clique em ... Pontos Riscados de Exu. Pontos Cantados 2. centropaijoaodeangola.com/ pontos-cantados-2.php. PONTOS CANTADOS Conjunto de músicas próprias utilizadas em rituais umbandistas. Servem para os mais ... Pontos Riscados de Exu · História ...

Exu do lodo

centropaijoaodeangola.com/exu-do-lodo.php

Altar Virtual de Exu · Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual do Ze Pilintra · Altar Virtual de Sao sebastiao · Altar Virtual ... Oferenda de yemanjá. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php. Maria Padilha · Oração de exu ... Pontos Riscados de Exu ... Exu Capa Preta ...

Exu não é Diabo.

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-não-é-diabo.php

Um deles, de que eu gosto muito conta que "Exu, filho primogênito de Iemanjá com Orunmilá, o deus da adivinhação e irmão de Ogum, Xangô e Oxóssi, era voraz e insaciável. Conseguiu comer todos animais da aldeia em que vivia. Depois disso, passou a comer as árvores, os pastos, tudo que via até chegar ao mar.

O luxo na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/o-luxo-na-umbanda.php

... o Ogum veste roupa de soldado romano e tem uma linda espada (se possível, cravejada de brilhantes), o erê traja roupas infantis (macacãozinho, vestidinho colorido etc), o cigano com vestes características do povo (e lógico, quanto mais colorido, melhor), o Exu usa capa, tridente e cartola, o marinheiro usa uma “farda ” ...

Centro Pai João de Angola

www.centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos1.php

Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê.

As 7 chaves da Felicidade

centropaijoaodeangola.com/7-chaves-da-felicidade.php

Perdoai-me, Senhor, por todas as faltas que porventura eu tenha cometido por obra ou pensamento. Fazei-me forte para vencer todas as tentações e malfeitos do inimigo. Que o sagrado Orixá Ogum corte com sua espada todos os males que de mim se acercarem. Que Yemanjá, Raínha do Mar, com a Tua proteção, leve ...

Banho de Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-ogum.php

Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. ... Os Filhos de Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php. Troca quase sempre aceita, já que Exú e Ogum são "irmãos". São pessoas intempestivas, de ...




Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site.
Agradecemos sua visita Volte sempre....

Visite nosso blog click na imagem abaixo:

copyright© 2009-2018

Site desenvolvido por Centro Pai João de Angola- Todos os direitos Reservados.


Traduzir Esta Página

Endereço

Av. Dona Sofhia Rasgulaeff  177.
Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná
Telefone:
(44) 3034-5827 (44) 99956-8463
Consultas Somente com Hora Marcada.
Atendimento: de Segunda a sexta-feira
Das 09:00 as 19:00 horas.
Não damos consultas:

 via whatsapp ou via E-mail.



Mapa google

Obrigado meu pai Ogum pela força nas batalhas da vida.
Ogun-ie meu pai

Laroye Exus e Pomba Giras, Laroye Exu Mirim
Laroye Exu, Exu Emojuba


  • Ao mestre com carinho
  • Ogum
  • Oxum
  • Yansã
  • oracões
  • Xangô
  • Yemanjá
  • Oxossi
  • Oxalá
  • Oxumarê
  • Preto-velhos
  • Caboclos
  • Boaideiros na Umbanda
  • Baianos na Umbanda
  • Marinheiros
  • Pomba Gira
  • Maria Padilha
  • Oração de exu
  • Banhos de descarregos
  • pontos-riscados-Exu
  • História de Rei Congo
  • Pontos Cantados Orixás
  • Pontos cantados Diversos
  • Maria Redonda
  • Sitemap
  • Mensagem de Zé Pilintra
  • Pai José da Guiné
  • Exu Capa Preta
  • Exu das Sete Encruzilhadas
  • Exu morcego
  • Exu Meia Noite
  • Mensagem de Pai joão de Angola
  • Conselhos de Pai joao de Angola
  • pai-joao
  • Oração a Pai joão de Angola
  • Atribuição dos Preto-velhos
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
  • Histórias de Vovó Luiza
  • Quem Somos
  • Linha de Caboclos
  • Livro de Visitas 1
  • Ogum Rompe Mato
  • Ogum Yara
  • Altar Virtual dos Orixás
  • Altar Virtual
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de Exu
  • Altar virtual de Ogum
  • Altar virtual de Oxum
  • Altar virtual dos Preto-velhos
  • Altar de Nossa Senhora
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
  • Cartão de Visitas
  • livro-de-visitas-2
  • Orações 2
  • Os dez maiores erros cometidos por médiuns umbandi
  • A Saída dos Orixás
  • A História de vovô Benedito
  • Oferendas de Oxum
  • Textos de Umbanda
  • Oferenda de Xangô
  • Oferendas de Ogum
  • Oferenda de oxossi
  • a-mediunidade-os-orixás-e-os-caboclos
  • orações diversas
  • Oração ao Pai João de Angola
  • oração a escrava anastacia
  • ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA
  • Oração a Maria Bueno
  • Oração a Tia Maria de Minas
  • Oração ao caboclo 7 flexas
  • Oração ao caboclo boiadeiro
  • Oração ao seu Zé Pilintra
  • Oração a são cosme e damião
  • Oração para fechamento de corpo
  • Oração a cabocla Jurema da praia
  • Oração ao Divino Espirito Santo
  • ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS – I
  • oração a Oxalá
  • Prece à tia Rita da Bahia
  • Oração dos Preto velhos-4
  • Oração dos Preto velhos 3
  • Oração dos preto velhos 2
  • Oração do Perdão
  • Para teu Lar
  • Prece de Caritas
  • Orações a Yemanjá
  • orações a Oxossi
  • Prece a xangô
  • Orações a santa Barbara
  • Orações a Yansã
  • Oração da Pomba-gira
  • Oração de São jorge
  • Oração a Oxum
  • Oração para cura de traumas emocionais e decepções
  • Oração para começar o dia
  • ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA
  • Pai Nosso Umbandista
  • Creio em Deus Pai na Umbanda
  • Oração aos Orixás
  • Oração ao anjo da guarda
  • Pedido de Proteção
  • Oração poderosa de Pai joão
  • Oração à Nossa Senhora da Cabeça
  • Oração a Bezerra de Menezes
  • Oração ao Poderoso Santo Expedito
  • Oração à São José Operário
  • Oração a São Miguel Arcanjo
  • Oração para abrir caminhos
  • Oração ao sete Encruzilhada
  • Abertura dos trabalho 2
  • Prece de Abertura dos trabalhos
  • Prece ao Caboclo Sete Estrelas
  • Oração ao Caboclo Ventania
  • Caboclo 7 Pedreiras
  • PRECE A POMBA-GIRA
  • oração a tranca rua das almas
  • Prece ao Pai João da Mata
  • Oração ao Caboclo
  • Oração a Boiadeiro
  • Oração as sete linhas
  • ORAÇÃO DO PAI JOSÉ DE ARUANDA
  • Oração ao Pai Joaquim
  • Oração do baiano Corisco
  • BENZEDURA CONTRA O MAU-OLHADO INVEJA E QUEBRANTO
  • ORAÇÃO PARA BÊNÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO OU LAR
  • ORAÇÃO PARA PEDIR FÉ
  • Oração aos Pretos Velhos e Pretas Velhas
  • Oração a Santa Sara Kali
  • Os Filhos de Omolu
  • Ebó para Yansã
  • Comida de Xangô
  • Lendas de Iansã com Ogum
  • Pontos cantados de Pomba-gira em Videos
  • ORIXÁS EXÚ E OGUM
  • Sem Exu não se Faz nada
  • OS FILHOS DE EXÚ
  • Pontos Cantados de Oxala Videos
  • Pontos Cantados de Ogum Videos
  • Pontos Cantados de Oxum Videos
  • Pontos Cantados de Yemanjá Videos
  • Pontos Cantados de Oxossi Videos
  • Galeria de Videos
  • Pontos Cantados de Xangô videos
  • Pontos Cantados de Yansã videos
  • PORQUE OS EXUS RIEM
  • Videos de Preto velhos
  • Cigano Pablo
  • Cigana esmeralda
  • Mensagem de Ogum
  • Ogum Beira Mar
  • Altar na Umbanda
  • A tristeza dos Orixás
  • Amor palavra de ordem na gira
  • AS FALANGES DE TRABALHO NA UMBANDA
  • ASSISTÊNCIA
  • exu não e fofoqueiro
  • ATITUDE INTERIOR
  • BANDEIRA BRANCA DE OXALÁ
  • Cantos e Palmas num Terreiro
  • Como acontece a Gira
  • conduta moral
  • CONDUTA NO TERREIRO DE UMBANDA
  • Conflitos
  • Conflitos Familiares
  • Como ler escutar ou observar e saber se aquilo é
  • Cores e a Umbanda
  • Cumprimentos e Posturas
  • De Olhos Fechados
  • Deus não te Fez para sofrer
  • Deus salve a Umbanda
  • Página em Atualização
  • EGUNS E QUIÚMBAS
  • ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA
  • ENTENDENDO A INVEJA
  • ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA
  • EXPRESSÕES USADAS NA UMBANDA
  • EXU NÃO É DIABO
  • falta de doutrina e de complemetimento
  • Faz caridade fio
  • Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orie
  • O DIA DE FINADOS NA UMBANDA
  • Fazer o bem sem ver a quem
  • Os Médiuns são Parceiros
  • Fumos e Bebidas
  • Fundamentação Doutrinária
  • GUIAS E COLARES
  • Hierarquia na Casa de Umbanda
  • Humildade
  • Jogaram uma carga pesada pra cima de mim
  • O maior inimigo da Umbanda
  • Mediunidade na Umbanda
  • Mediunidade um passo de cada vez
  • Mensagem do Caboclo Sete Flechas
  • MIRONGA DE PRETO VELHO
  • Não abandone seu posto de serviço
  • Normas dos Terreiros
  • Nossos Umbigos
  • Linha de Esquerda Exu e ´Pomba-Gira
  • O pequeno universo do umbandista
  • O Perdão Não tem Contra-indicação
  • O Templo Que Vos Acolhe
  • obrigações na umbanda
  • OBRIGADO VOVÔ
  • ORAÇÃO DO UMBANDISTA
  • Orixá de Cabeça
  • Os Caboclos na Lição de Pai João
  • Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós
  • Oração de Ogum Xoroquê
  • .

    Lendas de Iansã com Ogum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

    Ogum precede os outros orixás, vindo logo após Exú, e recebe também parte dos ... Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM ... Características dos filhos de Ogum. centropaijoaodeangola.com/ características-dos-filhos-de-ogum.php. Características dos filhos de Ogum Não é difícil ...

    Ogum Iara

    umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-yara.php

    Temos aqui uma das muitas formas de Oguns dentro da Umbanda, um de seus pontos assim nos diz: “Ogum Iara, quando era menino, em seu cavalo branco ... Ogum e Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php. ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são .

    Exu Tata caveira

    centropaijoaodeangola.com/exu-tatá-caveira.php

    HISTÓRIA DO EXU TATÁ CAVEIRA Antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. ... Vendo o panorama do quadro que se formou, solicitei imediatamente uma audiência com o Divino Omulu e com O Senhor Ogum – Megê e pedi que intercedessem para que eu pudesse ser o ...

    Oferendas a Exu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oferenda-de-exu.php

    No local da entrega, antes de começar, acenda 1 vela vermelha e branca para saldar o Orixá Ogum. Em seguida, acenda 1 vela vermelha e preta para o Exú Guardião do local, pedindo: licença e permissão para a realização da entrega. Em seguida Forre o chão com as 3 folhas de mamona, formando um triângulo, ...

    Bará

    centropaijoaodeangola.com/bará.php

    Os Barás cultuados no Batuque do Rio Grande do Sul são: BARÁ LODÊ: Exu Lodê tem seu assentamento feito do lado de fora do templo. Divide sua morada com Ogum Avagãn. É o Orixá que mantém a estrutura do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Lodê. BARÁ ADAGUE: Recebe suas oferendas nas ...

    Comidas de Santo

    centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-caboclos.php. Pai João de Angola · Ogum vencedor de Demanda · Fundamentos · Orações · Oxum · As pombas giras · Maria Padilha · Comida de Santo · Cosme e Damião ... exu. centropaijoaodeangola.com/exu.php. Os pratos de comida oferecidos ritualisticamente (ebós) para ...

    Preto velho X Exu

    centropaijoaodeangola.com/preto-velho-x-exu.php

    Preto velho X Exu. X Ponto de advertência de Preto-Velho. Preto velho passou no cruzeiro, Foi pedia a Oxalá proteção. Preto-velho no espaço se une. Filho na terra não tem união. 3x Minha intenção ao escrever essa página é de mostrar como age Preto velho e exu em suas consultas, mostrar qual é a diferença, qual a ...

    Expressões usadas na Umbanda.

    umbandapaijoaodeangola.com.br/expressões-usadas-na-umbanda.php

    Características dos filhos de Ogum na Umbanda. Estudos sobre a . .... Expressões usadas na Umbanda · Exu não é ... Exu mangueira. centropaijoaodeangola.com/exu-mangueira.php. Exu Mangueira na Umbanda Um exu ligado a Ossaim. ... a nomeclatura popular, científica, yorubana e para que orixás se destinam, ...

    Altar Virtual de ogum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-ogum.php

    Altar de Ogum CLIQUE EM UM SANTO PARA ACENDER UMA VELA ! Em diversas culturas, acender velas é um ato sagrado, que expressa mais do que as palavras podem expressar. Tem a ver com gratidão. Desde todos os tempos as pessoas acendem velas em locais sagrados. Faça deste cantinho o seu Altar Sagrado ...

    Centro Pai João de Angola,localizado em Maringá Paraná.

    centropaijoaodeangola.com/mensagens-em-slaides.php

    Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros · Pomba Gira · Maria Padilha · Oração de exu · Banhos de descarregos · Pontos Riscados de Exu.

    Características dos filhos de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-omulu.php

    Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo todos os poderes entre eles, não deixando nada de valor pra Xapanã. Um ficou com o trovão, o outro ...

    Oferendas umbanda

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-umbanda.php

    Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos e da aguardente. Feijão para Ogum Ingredientes: - 500g. de feijão cavalo - 01 cebola - 01 vidro de dendê - 07 camarões grandes Modo de preparo: Cozinhe o feijão e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com os camarões fritos ...

    Porque os exus riem

    umbandapaijoaodeangola.com.br/porque-os-exus-riem.php

    PORQUE OS EXUS RIEM? Ao longo dos anos na Umbanda eu me pus a reparar que, algumas vezes quando um Exu dava uma consulta geralmente dava gostosas gargalhadas. Eu nunca entendia porque. Como não queria ser insolente, nunca perguntei, apenas observava e meditava sobre o fato. Até que um dia, um ...

    Como acontece a Gira

    centropaijoaodeangola.com/como-acontece-a-gira.php

    Finalmente, procede-se à Gira dos Exús que também são fumantes de charutos e têm a função de cumprir as determinações deliberadas nas Giras anteriores, ou seja, fazer o serviço. Como já foi mencionado, existem também as Giras internas, fechadas ao público, destinadas aos adeptos que precisam " desenvolver a ...

    Exu não é fofoqueiro

    umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-não-e-fofoqueiro.php

    centropaijoaodeangola.com/ogum-em-video.php. ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA · Expressões usadas na Umbanda · Exu não é fofoqueiro · Exu não é o diabo · Falta de doutrina e comprometimento. Exu tiriri. www. centropaijoaodeangola.com/conversa-com-um-executor-da-lei.php. EXÚ TIRÍRÍ Tiriri é considerado o ...

    Linha de Esquerda: Exu e Pomba-Gira

    umbandapaijoaodeangola.com.br/linha-de-esquerda-exu-e-´pomba-gira.php

    Cigana Esmeralda · Mensagem de Ogum ... Altar na umbanda · Amor palavra de ordem na gira ... Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira" · Mediunidade na . Exu do lodo. centropaijoaodeangola.com/exu-do-lodo.php. Em uma ocasião, Pomba Gira Rainha caminhando por uma trilha, defrontou-se ... Exú do Lodo: Exú de ...

    Lendas de Oxum

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

    Em agradecimento a Exu, Oxum deu a Exu a honra de ser o primeiro orixá a ser louvado no jogo de búzios, e entrega a eles suas palavras para que as traga aos sacerdotes. Assim, Oxum é também a ... Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM Ogum foi ... Segundo a lenda, Oyá vivia ...

    Pontos Cantados de Ogum Videos

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-ogum-videos.php

    OGUM é o ORIXÁ que sempre vence as demandas para as pessoas. Mas temos de ter muito cuidado com aquilo que pedimos para ELE. Se OGUM achar o pedido injusto, ELE se volta contra quem fez o pedido. Fisicamente, OGUM é magro, mas com músculos e formas bem definidas. Partilha com EXÚ o gosto pelas ...

    Ervas e Orixás

    centropaijoaodeangola.com/ervas-e-orixás.php

    Alevante - menta sp - (olátoríje)ogum/exu- Amoreira - rubus sp(morus celsa) - egun, oyá- Dormideira - mimosa púdica (owérénjèjé, pamámó àlùro- caxixi) - oxumare- Pata de vaca - bauhinia forficata- Colônia/lírio de brejo - hedychium coronarium (toto) - oxalá- Jibóia - jokónije- Canfora- Alfazema - ewe danda - oxum-

    Altar Virtual de Exu.

    centropaijoaodeangola.com/altar-de-exu.php

    Conheça nossos Altares Virtuais. Altar virtual Altar Virtual dos Orixás Altar dos Preto-velhos Altar de Nossa Senhora Altar de ogum Altar de Oxum Altar de Exu. Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site. Visite nosso Blog, click na imagem abaixo: copyright© 2009-2017. Site desenvolvido por Centro ...